domingo, 23 de setembro de 2012

José Serra, o político que quer vender o Brasil

De Camille Claudel Helena de Informar para resistir


Porque tantos brasileiros não querem que se realize o projeto do PSDB ( Partido da Social Democracia Brasileira ) um projeto de privatização, neoliberalismo e subordinação a empresas estrangeiras)
Brasil diz "não" à privatização. Privatização ocorre quando o governo vende empresas estatais (como ex, a Petrobras, a administradora nacional do petróleo) para o setor privado (ou seja, empresas, grupos de investimento, multinacionais). Assim, a empresa de estatal passa a privada .

Em geral, a privatização ocorre quando uma empresa estatal não parece obter os lucros necessários para competir no mercado ou quando enfrenta por dificuldades financeiras. ( Essa é cartilha do liberalismo )
No Brasil, esse processo ocorreu no passado, mas foi o resultado de uma imposição estrangeira, como a do FMI. O perigo é que essa política infeliz possa se repetir.
No governo de entao havia quem , como Fernando Henrique Cardoso (PSDB), para pegar mais dinheiro do fundo de empréstimo do FMI, aceitou a proposta da venda total de várias empresas estatais em perfeita saúde, o que tornou este projeto, algo ainda mais nefasto. 

Para os amigos da Itália, que gostariam de saber o que mais ou menos aconteceu no Brasil e, em toda a América Latina, que durante séculos foi apenas um lugar onde era rotina expropriar recursos e trazê-los para o local de origem da colonização, geralmente a Europa . Agora, a América Latina mudou isso , e num sinal claro esta resolvendo a questão da privatização ..algo sempre foi prejudicial para o desenvolvimento, porque permitiu que um país apenas seja fornecedor de matéria-prima e a mande para outros países industrializados , ricos.

Por exemplo, tratemos da privatização maciça feita pelo periodo que é chamado a Segunda República no Brasil. Ou seja: nos primeiros20 anos, pos ditadura no Brasil se iniciou um processo de privatização com o governo Collor(presidente anterior a Fernando Henrique) . Ele foi um presidente ,então eleito num processo popular pela primeira vez depois da ditadura , porem posteriomente deposto , e embora tenha sido apoiado pela mídia, a sua saida foi justa , pois ele não era um representante da classe pobre e da maioria do povo brasileiro.

A primeira empresa privatizada foi a Usiminas (governo Collor) uma "empresa muito importante" porque extrai aço tao necessario , recurso estratégico, pra extraçãode gás, a construção ', máquinas etc ...
De acordo com o Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais (Dest) do Ministério do Planejamento, de 1990, 41 empresas estatais foram privatizadas no país.
Mas atualmente, a União tem uma participação direta ou indireta em aproximadamente 120 empresas estatais, incluindo as empresas públicas, sociedades, suas subsidiárias e coligadas e outras empresas.
(Fonte Agência Brasil)

De acordo com o Dest, em 1980, o país tinha 213 empresas estatais, e esse número caiu para 186 em 1990 e 103 em 2000. A mudança envolve estes números, incluindo privatizações, fusões e liquidações de empresas.
Muitas outras empresas saudáveis foram privatizadas sem qualquer critério fora do valor de mercado fazendo o mais "rápido possível e barato , para atender as necessidades de empresas internacionais que compraram, por exemplo, o direito permanente de utilizar os serviços e património material, como serviços caros de telecomunicações brasileiras , privatizadas.

De acordo com um professor da Escola de Administração Getúlio Vargas , Arthur Barrionuevo, a privatização deu acesso por ter expandido o serviço, mas os custos ainda são elevados, principalmente por causa dos impostos e da falta de competição. (Fonte Agência Brasil)
Para cerca de 190 milhões de brasileiros se tornou não apenas uma questão econômica, mas também de honra acabar com a prática da privatização Há um temor generalizado desde sempre de que a histórica, pública e nacional Petrobras seja privatizada como foi a Vale do Rio Doce, empresa de mineração brasileira empresa. A luta contra a privatização tornou-se uma bandeira, uma grande batalha para o povo brasileiro.
A privatização da Companhia Vale do Rio Doce, em 1997, ainda causa polêmica.

 O principal argumento usado pelos defensores da reestatização da Vale é que a companhia seria vendida a um preço no mercado inferior, $ 3,3 bilhões. Hoje a empresa tem uma capitalização de mercado de cerca de EUA $ 140 bilhões, com cerca de 500 000 membros em todos os continentes. Para regulamentar e fiscalizar os serviços prestados pelas empresas privatizadas, as agências reguladoras foram criadas para cada setor, como o Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). (Fonte: Agência Brasil.)Hoje esta empresa a Vale tem segundo varias fontes diversos problemas de administração". Constitui uma lembrança forte , evoca um fato, que mais uma vez , não pode e não deve ser repetido ...

A luta de brasileiros conscientes, para que aqueles que fizeram e permitiram que este pesadelo- 'as empresas perdidas pelos brasileiros- não voltem ao poder, gente como ... José Serra , Fernando Henrique Cardoso, e sua então equipe econômica, que , de acordo com um livro recentemente publicado no Brasil A PRIVATARIA TUCANA, se beneficiaram tanto, como resultado destas operações de venda de bens públicos de forma rápida e por um preço tão baixo ..
Se fazem pesquisas e investigações, objetivando punir aqueles que estiveram envolvidos nessas operações, em má fé ... e repetindo importante é nao ter essas pessoas mais em qualquer circunstancia e posição de poder no Brasil .

O Governo brasileiro, atual , é um exemplo em 'economia. Há uma preocupação sobre o que está acontecendo,que nao faça cair um compromisso bem sucedido com o fim da pobreza e bem estar social lacunas que foram as feridas mais "dolorosa para nós ... no Brasil.
Alem da ditadura, uma mácula ... o Partido Politico que esta no poderno Brasil hj tem seguido as regras mínimas necessárias para gerir o país e, lentamente, temos embarcado no caminho do bem-estar social, mas há ainda muito a fazer para estimular o desenvolvimento em várias outras áreas ... então

Concessões Públicas: um padrão curioso. Quando o Estado não pode "ou não quer gastar dinheiro em um serviço que precisa ser desenvolvido, pensa em concessão ... o Estado continua a ter o controle da empresa ou bem, (fique bem claro) porem permite que "a iniciativa privada a gerencie sob a exigência de licenciamento e pagamento, através de um leilão público. Utilização 'desse serviço , ente privado ou empresa em assuntos específicos em concessão pública é um contrato entre o Governo e uma empresa privada, para a qual o governo permite a estas ultimas a execução de um serviço , de modo a este exercício a terceiros de modo que eles administrem em seu próprio nome e em seu próprio risco, através da tarifa paga pelo usuário, em um monopólio ou não. 

A pública concessão no Brasil, refere-se de forma mais clara, agora, a areas como construção, manutenção e imposição de tarifas de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, linhas e pontos fixos .( Não riquezas minerais p.ex.)
E isso é diferente da autorização e / ou concessao simples, consistindo de um ato unilateral (quer do ponto de vista da estratégia de governo e / ou não) , em geral.
Por fim : de acordo com a interpretação jurídica do capitulo, o artigo 175 da Constituição Federal de 1988 atualizada por leis complementares, "cabe ao governo, de acordo com a lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sujeita a concursos, a comissão prestação de serviços públicos "(fonte Wikio) É óbvio que, com uma avaliação clara do interesse público no serviço para"alugar" (estes são concedidos por um período pré-definido) e sem a imposição de empresas internacionais e do FMI ( como foi o caso das empresas de telecomunicações, a Vale do Rio Doce, etc). Como se fazia antes ,o Brasil poderia se transformari em um pesadelo.

Tratto da: Jose Serra, il politico che vuole svendere il Brasile | Informare per Resistere http://www.informarexresistere.fr/2012/09/23/jose-serra-il-politico-che-vuole-svendere-il-brasile/#ixzz27RNupPXE

- Nel tempo dell'inganno universale, dire la verità è un atto rivoluzionario! 

Texto original : Tratto da: Jose Serra, il politico che vuole svendere il Brasile | Informare per Resistere http://www.informarexresistere.fr/2012/09/23/jose-serra-il-politico-che-vuole-svendere-il-brasile/#ixzz27RNupPXE

- Nel tempo dell'inganno universale, dire la verità è un atto rivoluzionario!

Tradução Ana Paula Perciano

Revisão Kátia Figueira.

3 comentários:

  1. ..observação, alguma correção:" No Brasil esta processo de privatização ocorreu como imposição do FMI em vez de este processo esta ocorrendo" em vez de no Brasil esse processo esta ocorrendo... esse foi um erro do jornal...

    ResponderExcluir
  2. Olá Camille, agradecemos a sua correção. E já arrumamos. Contamos com sua participação sempre. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Minhas queridas guerreiras (e guerreiros !!!) a tradução completa foi pro Face da Ana Perciano Jose Serra o homem que quer vender o Brasil Porque tantos brasileiros não querem que se realize o projeto do PSDB ( Partido da Social Democracia Brasileira ) um projeto de privatização, neoliberalismo e subordinação a empresas estrangeiras)........ aqui nao consegui postar , muito longo.... abraços!E obg! !!!!!!

    ResponderExcluir